Uma das dúvidas mais comuns dos gestores de frotas é se devem optar por uma frota própria ou terceirizar esse tipo de serviço. O questionamento é super plausível já que a decisão envolve variáveis como o tipo de serviço prestado pela empresa, tamanho da frota, etc. Para te ajudar a decidir qual a melhor opção preparamos uma matéria com as melhores dicas sobre cada uma. Boa leitura!
FROTA PRÓPRIA
A principal vantagem de ter uma frota própria na sua empresa é a possibilidade de centralizar toda a gestão, gerando agilidade e independência. Isso quer dizer que todos os processos operacionais, manutenções e planejamento são de responsabilidade da própria empresa.
Além disso, ela também consegue ter uma reação mais rápida em caso de emergências e manter mais contato com o cliente a todo o momento. A frota própria pode ser uma boa opção por ter algumas características interessantes e já bem definidas:
Essas características chamam a atenção por oferecerem, acima de tudo, controle, o que é muito valorizado por empresários, que gostam de ter seus caminhões e carros no pátio da empresa. Assim, eles ficam sempre disponíveis para enviar ou buscar seus produtos.
DESVANTAGENS DA FROTA PRÓPRIA
No entanto, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração quando se opta por esse processo, principalmente os impactos que os custos, a administração e os controles geram no negócio. Afinal, a responsabilidade sobre eles também fica por conta da empresa, o que eleva os custos gerais e aumenta o trabalho de acompanhamento e supervisão.
E quais são esses custos?
Ou seja, manter a frota pode ser tão caro quanto adquirir uma. Afinal, fatores como manutenção e depreciação de veículos podem ser assustadoramente altos. A solução é, juntamente com o seu gestor de frotas, escolher a solução que melhor se adapta no momento para a sua empresa.